REVISTA 2018: PARTE III

REVISTA 2018: PARTE III

29 Dezembro, 2018

No ano de 2018 o SC Braga revalidou os títulos de Campeão Nacional e da Euro Winners Cup. As formações do GD Alfarim e GD Sesimbra subiram à Divisão Elite, prova onde vão continuar as equipas do Leixões SC e GR Amigos Paz. Ainda neste ano o Sporting CP venceu duas provas com a sua equipa feminina.

Foi no último fim de semana de Agosto que o SC Braga revalidou o título de Campeonato Nacional. Depois de terminar em segundo lugar, na fase regular, os bracarenses venceram a Casa Benfica Loures, CD Nacional e Sporting CP em mais uma fase final realizada na Nazaré. A equipa leonina ficou na segunda posição seguindo-se a formação de Loures e da Madeira. As formações do Leixões SC e GR Amigos Paz mantiveram-se no principal escalão. Em sentido oposto as equipas do Vitória FC e Varzim SC desceram à Divisão Nacional.

Na Divisão Nacional mais uma vez foram disputadas três Zonas para se conhecer os 8 finalistas. Da Zona Norte foram apuradas as formações do SC Salgueiros, AD Buarcos e GD Chaves, na Zona Centro o CF Chelas e a ACD O Sõtão e na Zona Sul o GD Alfarim, CF Trafaria e GD Sesimbra. Nas grandes decisões o GD Alfarim e o GD Sesimbra chegaram á final, que foi conquistada pela equipa de Alfarim. Ambas as equipas do distrito de Setúbal vão estar no principal escalão no próximo ano.

Uns meses antes, e no mesmo local onde revalidou o título nacional, o SC Braga revalidou o título da Euro Winners Cup. No Estádio do Viveiro, a equipa minhota sagrou-se bicampeã europeia depois de vencer, na final, os russos do BSC Kristall. Além do SC Braga, a ACD O Sótão, Sporting CP e GR Amigos Paz também foram as formações portuguesas que marcaram presença na “Liga dos Campeões de Futebol de Praia”.

Dias antes de iniciar a grande prova europeia disputou-se a Nazaré Beach Soccer Cup. Uma competição que permitiu ao vencer da mesma disputar a Euro Winners Cup. Quis o destino que essa equipa fosse o BSC Kristall, que viria a jogar a final diante do SC Braga. Com a marca portuguesa estiveram em prova as equipas do CD Nacional, GDP Costa Caparica, BIR Beach Soccer Cup, Varzim SC, SC Salgueiros, AD Buarcos, Casa Benfica Caldas Rainha, GR Olival Basto, Leixões SC, São Domingos FC, Casa Benfica Loures e CF Chelas. A Casa Benfica Loures foi a única formação nacional que passou a fase de grupos.

No ano de 2018, a equipa feminina do Sporting CP triunfou em duas competições e participou, em bom plano, na Euro Winners Cup Feminina. Lideradas por David Pereira, as leoas tiveram um crescimento notório, jogo após jogo, na principal prova europeia feminina. Nos dias em que se realizou a Etapa da Liga Europeia, a equipa verde e branca venceu a Taça Sete Saias, e durante a fase final do Campeonato Nacional venceram o Torneio de Futebol de Praia Feminino organizado pela FPF. Em ambas as competições também estiveram presentes as equipas do Estoril Praia e CD Nacional

Foto: FPF