REVISTA 2018: PARTE I

REVISTA 2018: PARTE I

26 Dezembro, 2018

Foi na Costa da Caparica que se disputou o Mundialito de Futebol de Praia. Depois de dois anos consecutivos em Cascais, e com duas vitórias da Seleção brasileira, a mítica competição voltou a mudar de localidade e voltou a ter Portugal como o grande vencedor. A equipa das Quinas venceu os três encontros (México, Japão e Espanha) e levantou pela sexta vez o troféu. Quis o destino que Alan Cavalcanti, aos 42 anos de idade, despedisse da equipa das Quinas na mesma prova onde começou. Ao fim de vinte anos, centenas de internalizações e muitos golos, Alan deixou de vestir a camisola portuguesa. Não temos dúvidas que teremos mais um adepto a vibrar por nós na bancada. Além do prémio coletivo, Jordan foi eleito o Melhor Jogador e Andrade o Melhor Guarda Redes

Seguiu-se a primeira Etapa da Liga Europeia em Baku. Mais uma prova em que Portugal saiu 100% vitorioso. As vitórias sobre a Bielorrússia, França e Azerbaijão colocavam a nossa Seleção na Super Final da Liga Europeia. Nos prémios individuais, Léo Martins foi eleito o Melhor Jogador e Andrade voltou a vencer o troféu para Melhor Guarda Redes.

Em mais um ano o Estádio do Viveiro, na Nazaré, voltou a receber a Etapa da Liga Europeia. A equipa das Quinas entrou no areal nazareno já qualificada e saiu apenas com uma vitória conquistada (sobre a Turquia no primeiro jogo). Ao segundo encontro, Portugal perdeu pela primeira vez no ano de 2018. O adversário foi a Seleção da Ucrânia. Diante da Espanha a equipa das Quinas foi derrotada após prolongamento. O internacional português Bê Martins foi eleito o Melhor Jogador da competição.

A última prova de 2018 realizou-se em Itália. Em Sardenha, Portugal disputou mais uma vez a Super Final da Liga Europeia. Na luta pelo tão desejado troféu, a Seleção portuguesa começou por vencer a Suíça seguindo-se o Azerbaijão. Frente à formação espanhola (o terceiro jogo no ano de 2018 entre as duas Seleções), Portugal não conseguiu a vitória e assim ficou de fora da grande final. Na disputa por um lugar no pódio os portugueses levaram a melhor sobre os russos após grandes penalidades.

A Seleção Nacional realizou 13 jogos oficiais obteve 10 vitórias e apenas perdeu em 3 ocasiões. Apontou num total 59 golos e sofreu 36. Conquistou duas provas (Mundilaito na Costa da Caparica a e Etapa da Liga Europeia de Baku), e o adversário que mais vezes defrontou foi a Espanha em 3 partidas.

Foto: FPF