2018: UM ANO ATÍPICO

2018: UM ANO ATÍPICO

20 Dezembro, 2018

O ano de 2018 foi um ano pouco comum para a Seleção Nacional de Futebol de Praia. Ao longo dos doze meses a equipa das Quinas apenas esteve presente em quatro competições, contabilizando quinze partidas.

Para encontramos números semelhantes temos que puxar o filme atrás e voltar ao início. Sim, mesmo ao início mais concretamente ao ano de 1997. Nesse ano, Portugal disputou cinco partidas distribuídas pelo Mundialito e Campeonato do Mundo.

Recentemente tivemos o ano de 2014 apenas com 18 partidas disputadas em cinco competições (Mundialito, duas Etapas da Liga Europeia, Super Final e Taça Intercontinental), algo semelhante a esta época retirando apenas a competição realizada no Dubai.

Em sentido oposto temos o ano de 2009 com 34 jogos realizados, seguindo-se o ano de 2005 com 32, e os anos de 2003 e 2016 com 30 partidas cada. Todos esses anos tem a particularidade de terem sido disputadas Qualificações para o Mundial FIFA ou mesmo a maior prova do Mundo de Seleções organizada pela FIFA.

Espera-se um ano de 2019 oposto ao que agora caminha para o fim. A nossa Seleção já trabalha a pensar nos Jogos Europeus, na Bielorrússia, nos apuramentos para a Liga Europeia, Mundial FIFA e Jogos Mundiais de Praia. A estas competições já agendadas, esperamos juntar a Super Final da Liga Europeia, as fases finais do Mundial FIFA e Jogos Mundiais, além do “nosso” histórico Mundialito.

Todo atleta gosta de competir assim como todo adepto gosta de apoiar! Venha daí esse 2019!

Foto: FPF