“É DIFÍCIL DE EXPLICAR O QUE VIVEMOS NAQUELE MOMENTO”

“É DIFÍCIL DE EXPLICAR O QUE VIVEMOS NAQUELE MOMENTO”

29 Setembro, 2018

A formação do GD Sesimbra fez história ao garantir a subida de Divisão. Um feito alcançado na Nazaré após a presença na final da Divisão Nacional. O Futebol de Praia Portugal foi saber como o plantel viveu esse momento e como está a ser preparado o futuro, junto de Durval Pinto, treinador da equipa de Sesimbra.

Apesar de difícil, o objetivo desta época “Passava por conseguirmos a qualificação para a fase final da competição, sabendo que tínhamos uma serie muito difícil onde as equipas eram bastante equilibradas.” Com o passar da competição, “fomos acreditando que era possível apurar-nos para a fase final do campeonato. Agarramo-nos a essa possibilidade com muita garra e determinação e conseguimos o objetivo. Depois de garantido o acesso à fase final, definimos que o objetivo para a fase final seria lutar por um lugar na final onde daria a tão desejada subida de divisão.”

Na Nazaré presenciamos a grandes jogos onde o equilíbrio, nos encontros e resultados, foi uma marca presente. O técnico da formação de Sesimbra sabia das dificuldades mas também acreditava que a sua equipa estava motivada para esse objetivo: “Eu quando cheguei à Nazaré sabia que ia ser difícil subir de divisão, mas tinha a convicção e a certeza que a minha equipa tinha valor suficiente para lutar por esse objetivo. Este é um grupo que sempre trabalhou com mentalidade vencedora, sempre teve a ambição de vencer e querer sempre mais. É uma equipa composta por grandes homens/atletas que ao longo da competição apresentou-se sempre unida e concentrada, cientes das dificuldades que iriam encontrar mas sempre focados no objetivo.”  Quanto ao momento após alcançar esse feito, “É difícil de explicar o que vivemos naquele momento, foi um misto de emoções fortes vividas por todos nós. Quando tens uma equipa que te segue, que acredita na tua liderança, que acredita no teu trabalho, é indescritível ver alegria dos meus jogadores depois do apito final.”

Olhando para o futuro, em especial para a próxima época, Durval menciona que o plantel será composto, “por 95% dos jogadores da época passada e vamos reforçar-nos cirurgicamente com um ou dois jogadores (já identificados).” A juventude do plantel será para continuar com a mesma qualidade e com jogadores da terra, “Só para terem uma noção a nossa média de idades é de 23 anos, isso demonstra bem a qualidade dos jovens que existe nas praias de Sesimbra.”

As duas equipas que subiram à Elite pertencem ao distrito de Setúbal. Para o técnico da equipa, a aposta, por parte das principais identidades, é um grande contributo para o sucesso, “O distrito de Setúbal aposta forte nesta modalidade, este ano teve onze equipas inscritas na Divisão Nacional e uma na Divisão Elite, isso demonstra bem aposta forte na modalidade, por parte da A.F.Setúbal e pelos clubes.” E para isso muito tem contribuído a Câmara Municipal de Sesimbra que melhorou as condições de infraestruturas, “A Câmara Municipal de Sesimbra tem vindo a desenvolver um trabalho muito bom ao nível do Futebol de Praia. Melhorou e muito as condições para a prática da modalidade fazendo do nosso campo o melhor a nível nacional. Para isso também contou com o apoio do agora Presidente da Câmara Municipal Dr. Francisco Jesus, ele que foi um dos grandes impulsionadores desta modalidade apostando num torneio de Futebol de Praia para jovens enquanto Presidente de Junta da Freguesia do Castelo, torneio esse que tem sido um sucesso a nível nacional. Alguns dos jogadores da nossa equipa começaram a dar os primeiros passos nesse torneio.

Para finalizar, e olhando para a forma como o Campeonato Nacional tem sido desenvolvido, na opinião do treinador sesimbrense, “A Federação deveria de se reunir com os clubes e escutar propostas de alteração ao nosso modelo competitivo.” Uma das quais seria“ um limite máximo para o número de jogadores estrangeiros, visto muitas equipas portuguesas apostarem mais em jogadores de outras nacionalidades, onde cá existe imensa qualidade mas não lhes dão as devidas oportunidades de mostrarem o seu talento.”