SETUBALENSES ASSÍDUOS NAS FASES FINAIS

SETUBALENSES ASSÍDUOS NAS FASES FINAIS

21 Agosto, 2018

O GD Alfarim terminou, pela quarta vez em outras tantas ocasiões, em primeiro lugar da Zona Sul da Divisão Nacional. Em nenhuma das vezes a subida não foi alcançada. Será desta? Ricardo Dias, técnico da equipa setubalense, está a trabalhar para esse objetivo mas admite que subir ao principal escalão “é difícil para todos.” O Futebol de Praia Portugal teve à conversa com o treinador da formação do GD Alfarim, que a partir de sexta feira irá lutar pela subida à Divisão Elite.

Em todas as edições da Divisão Nacional, o GD Alfarim venceu a Zona Sul mas em nenhuma delas a subida foi uma realidade, Ricardo explicou-nos o que falhou para concretizar esse objetivo, “Fomos sempre eliminados por equipas que subiram. Na primeira época eram só 4 equipas. Os vencedores, das meias finais, subiam. Jogámos com o Varzim e fizemos um jogo quase perfeito. Sofremos o golo do empate, a 20 segundos do fim, após falharmos uma grande penalidade que nos daria o 2-0. Acabámos por perder no prolongamento por 2-1. Na época seguinte, já no modelo actual, fomos eliminados pelo Vila Franca do Rosário, por 5-4, com um golo nos últimos 10 segundos e com uma enorme exibição do guarda redes adversário! A época passada teve pouca história. Fomos muito desfalcados e tivemos pela frente a fava, uma equipa do Leixões reforçada por uma série de jogadores internacionais.”

Vencer por quatro vezes a Zona Sul é feito histórico para a equipa e a para o técnico. Um dos segredos está na união do grupo: ”Somos um grupo que se conhece há muitas épocas e onde existe uma enorme amizade! Até parece fácil ultrapassar a “não subida de Divisão”, época após época, o técnico da equipa de Setúbal explica-nos porque é que a equipa continua a fazer história, “O grupo, época após época, entra sempre motivado, pois adora jogar Futebol de Praia e tem uma enorme vontade de fazer história! Temos jogadores com uma qualidade enorme, nas últimas quatro épocas só perdemos 3 vezes na nossa Zona, uma delas em grandes penalidades”. Esta tem sido a temporada mais difícil e para Ricardo dois dos motivos são, “Ser a época mais longa e a época onde as equipas se têm preparado melhor.”

Já com o pensamento no próximo fim de semana, Ricardo menciona que será, “Uma fase final muito equilibrada. Qualquer jogo será uma incógnita. Todas as equipas presentes serão muito fortes e parece-me estarem muito bem preparadas!” . Razões que só favorece a modalidade mas para o técnico ainda é possível fazer alterações neste modelo competitivo: “Penso que se deveria fazer algumas alterações, por exemplo grupos mais reduzidos. Este ano haviam 9 equipas da AF Setúbal e 2 tiveram de desistir pois as deslocações tinham custos elevadíssimos!.” Outro dos problemas, “É a realização de jogos à sexta feira quando muitos dos jogadores e treinadores tem que trabalhar!”

Na luta pela subida à Elite, o GD Alfarim irá defrontar, na sexta feira, a AD Buarcos.